08 fevereiro 2008

Luiz Gonzaga do Nascimento (1912 – 1989)


Natural De Exu, sertão de Pernambuco, já menino aprendeu a tocar o acordeão com seu pai e passou a apresentar-se em bailes e feiras.
Autêntico representante da cultura nordestina manteve-se fiel às suas origens.
O gênero musical que o consagrou foi o baião.
A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947 com o advogado Humberto Teixeira.

Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu vítima de parada cárdio-respiratória.



"Eu já dancei balancê
Xamego, samba e xerém
Mas o baião tem um quê
Que as outras danças não têm
Oi quem quiser é só dizer
Pois eu com satisfação
Vou dançar cantando o baião

Eu já cantei no Pará
Toquei sanfona em Belém
Cantei lá no Ceará
E sei o que me convém
Por isso eu quero afirmar
Com toda convicção
Que sou doido pelo baião".

Baião - Luiz Gonzaga

Nenhum comentário: